O objetivo dessa unidade de ensino é promover atividades pedagógicas que incutam nos alunos a necessidade de serem agentes trasnformadores da sociedade a qual vivemos.
Estudar para transformar!! Eis o nosso lema.


quarta-feira, 31 de março de 2010

FELIZ PÁSCOA!!!!
























































































PROGRAMAÇÃO DO 2º TURNO

Na quarta-feira, 31 de março, professores e diretores direcionaram suas atividades para o tema Páscoa. Cartazes com símbolos e significado da Páscoa foram anexados nos corredores. Lembrancinhas com chocolates e doces foram entregues aos alunos. Contudo, apesar das guloseimas, o foco das aulas foi mostrar aos alunos o verdadeiro sentido dessa comemoração cristã. Momento de reflexão, de mudança de postura, de reavaliação de nossas ações.
A EMAFA deseja a todos uma feliz e abençoada Páscoa!!!











TRABALHANDO COM GEOMETRIA







A professora Fátima Sales desenvolveu com os alunos da turma 501 um interessante trabalho de geometria. Veja o relato da experiência:
"Para melhor assimilação do conhecimento de geometria, apresentei aos alunos sólidos geométricos e propus uma comparação entre corpos redondos e poliedros, dando suas definições. Pedi também que como tarefa de casa , pesquisassem figuras que lembrassem os formatos dos sólidos geométricos.
Com material concreto, achei mais prático ensinar as partes do poliedro. Então, pedi que trouxessem bolinhas de isopor e palitos de churrasco para na sala de aula montarmos um sólido. Expliquei que os palitos eram as arestas e as bolinhas de isopor eram as vértices. Com este trabalho, obtive muito sucesso. Os alunos adoraram fazer os seus sólidos. Até pintaram as vértices. "
Parabéns à professora pelo trabalho desenvolvido!!!Assim se aprende Matemática com muito mais proficiência.

sexta-feira, 19 de março de 2010

19 DE MARÇO: "DIA DA ESCOLA"

Neste dia dedicado à escola uma homenagem à EMAFA:
"Se fôssemos lhe ofertar, oh Escola Almerinda, uma flor para cada motivo que temos para amá-la, assim te presentearíamos:
Uma rosa pelo seu plano pedagógico de qualidade,
Uma margarida pelas suas ações éticas,
Uma dália pelos seus gestos de cidadania;
Uma palma pelo seu comprometimento com a educação;
Uma orquídea pela sua incessante luta nestes 23 anos de existência contra o analfabetismo, a ignorância e a exclusão social.
Enfim, lhe ofertaríamos muitas flores de todas as cores e de todas as formas e com elas um lindo buquê formaríamos representando a beleza de todos que fazem parte de ti, Escola Almerinda. "

sexta-feira, 12 de março de 2010

ENCONTRO DE PROFESSORES DO 1º TURNO NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA













No dia 09 de março, foi a vez dos professores do 6ºao 9ºano se reunirem no laboratório de informática para uma manhã de estudos sobre a importância do uso dos recursos tecnológicos disponibilizados nos softwares educacionais. Direcionados pelas coordenadoras do laboratório: Normali e Tatiana, o grupo refletiu sobre como inserir no seu planejamento essa ferramenta tecnológica. Inicialmente, as coordenadoras fizeram uma dinâmica bastante divertida com o objetivo de mostrar como "o novo" assusta. Em seguida, foram distribuídas apostilas listando as funções do coordenador do laboratório, bem como, dicas de como planejar uma aula de acordo com cada disciplina usando os recursos midiáticos. O encontro foi extremamente importante para que todos os educadores se sentissem motivados a usarem o espaço do laboratório como uma extensão de sua sala de aula. Afinal, a profissão fundamental do presente e do futuro é educar para saber, compreender, sentir, comunicar-se e agir melhor, integrando a comunicação pessoal, a comunitária e a tecnológica. Um grande desafio que estamos todos dispostos a enfrentar!!!!!

DIA INTERNACIONAL DA MULHER















O dia 08 de março foi comemorado com várias atividades na EMAFA. As professoras de Ensino Religioso: Célia Regina e Márcia Siqueira organizaram apresentações de danças e coreografias com os alunos do 1ª turno. Os demais professores do 5º ao 9º ano também trabalharam em sala de aula o papel da mulher na sociedade atual através de poesias, textos de reflexão, tiras, cartuns, recortes de jornais...
No 3º turno houve palestra no auditório com a professora Lia e em seguida, sorteios de brindes e um bolo para as alunas da EJA. Às mulheres de nossa EMAFA, nossos parabéns!!!!!
















ENCONTRO DE PROFESSORES DO 2º TURNO NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA











No dia 26 de fevereiro, os professores do 1º segmento do Ensino Fundamental se reuniram no laboratório de informática da EMAFA para uma tarde de reflexão e estudos sobre a inserção das novas tecnologias na educação. Inicialmente, a coordenadora do laboratório do 2º turno, professora Jaline, fez uma dinâmica de sensibilização na qual cada educador respondeu ao seguinte questionamento: "Como me sinto diante das inovações tecnológicas dentro do ambiente escolar?" Em seguida, uma apostila foi distribuída contendo vários textos para reflexão e também um texto explicativo sobre as normas de funcionamento do local, bem como uma lista de alguns programas disponíveis.

Cada professor expôs suas angústias diante da nova ferramenta pedagógica e juntos puderam traçar metas para o bom aproveitamento dessas novas mídias. Uma tarde bastante proveitosa. Com certeza, o iniciar de uma nova postura do professor . Uma vez que, o educador que não está aberto a mudanças está fadado, condenado, a pensar eternamente do mesmo jeito. É preciso reaprender a olhar- romper visões cegas, esvaziadas de significado e dar novo passo na educação. Eis o professor do século XXI!!!!






RETORNO AO TRABALHO!!!!


FIM DAS FÉRIAS! INÍCIO DO ANO LETIVO!!!!

No dia 03 de fevereiro, nós, funcionários da EMAFA retornamos ao trabalho com muita alegria e disposição.

Após as boas-vindas com muitos sorrisos e abraços, participamos de uma dinâmica.

Foi distribuído um papel para que escrevêssemos nossos sonhos para 2010. Em seguida, cada funcionário encheu uma bexiga e colocou o papel preenchido dentro. Foi pedido então que jogássemos a bola no ar, tendo, porém o cuidado de não deixá-la cair ao chão. Todos participaram da atividade com empolgação. Foi um belo momento de descontração em que nos divertimos e ao mesmo tempo refletimos sobre a importância de manter nossos sonhos e metas sempre reavivados, renovados...
Ano novo: novos sonhos, novas conquistas!!!!Como dizia o grande mestre Paulo Freire:
"Ai de nós educadores se deixarmos de sonhar sonhos possíveis!!!!!"

quinta-feira, 11 de março de 2010

sexta-feira, 5 de março de 2010

EMAFA - 2010

Estamos iniciando mais um ano letivo na Escola Municipal Almerinda Ferreira de Almeida.
Sejam bem-vindos funcionários, professores, alunos e comunidade local!!
Nossa escola deseja um ano letivo -2010 de muito sucesso. Que nossos projetos pedagógicos possam ser realizados com muita proficiência, visando sempre formar cidadãos críticos e conscientes de seu papel na sociedade.
Neste blog divulgaremos a práxis pedagógica de nossos educadores, os trabalhos realizados por nossos alunos, bem como as atividades extraclasse.
Participe conosco postando comentários.
"A educação não tem começo nem fim. Só travessia..." Rubem Alves